Era uma bela tarde de sábado, quando eu estava aqui trabalhando. Em uma tentativa frustrada de achar algo que já estivesse passando na TV pra colocar “de fundo” na televisão, resolvi por o filme Bonequinha de Luxo. Gosto de colocar coisas aleatórias, só pra não ficar no silêncio completo. Nesse caso, precisava ser algo que já assisti, pois não iria dar a devida atenção. Pois bem, escolhi um filme que já vi um milhão de vezes. Se você é novo aqui ainda não sabe, mas sou super fã da Audrey Hepburn. Já assisti praticamente todos os filmes, meu chá de lungerie foi temático NY/Tiffany/Audrey e alguns anos atrás, me presentear com algo da atriz era sucesso garantido.
Nos primeiros 15 minutos do filme ou talvez nem isso, Holly Golightly que é a personagem principal, está se arrumando para visitar um amigo na cadeia e pede para que Paul segure o espelho preso na porta da sua caixa de correio, enquanto ela aplica seu batom. É uma cena que já revi tantas vezes que praticamente sei de cor, mas pela primeira vez me chamou atenção de uma forma diferente. Fiquei assistindo ela aplicando seu batom e pensei: Qual seria ele?
Uma rápida pesquisa no Google me fez descobrir que há todo um mistério – e um grande debate – em torno dessa resposta e ela definitivamente não é tão simples quanto parece. E nesse caso, sequer é conclusiva. Ninguém sabe ao certo qual é o batom usado por Holly. Na verdade, a cena em que deixou ele famoso é diferente daquela que me chamou atenção. É a que acontece no final do filme, quando Holly está no táxi (a cena da primeira imagem do post).
O candidato mais forte até então, era o Pink In The Afternoon, da Revlon que pelas fotos, realmente se parece muito com o batom usado por Holly: um tom de coral claro que varia entre o rosa e o salmão. Mesmo assim, não existe certeza sobre isso. Parece que a cor foi criada na década de 80, quase 30 anos depois de Bonequinha de Luxo o que impossibilitaria essa hipótese. Apesar dessa informação, a marca já deu alguns indícios de que poderia ser sim, o batom misterioso. Anos depois do filme, Audrey participou desse anúncio abaixo, da Revlon. Não dá pra ler na imagem, mas há uma nota de rodapé indicando que ela está usando Pink In The Afternoon.
Quem chegou mais perto, ou talvez tenha até descoberto de fato, é a maquiadora Lisa Eldridge que arrematou em um leilão o porta batom da Cartier de Audrey Hepburn. Quando Lisa abriu, percebeu que ainda tinha um resto do batom da atriz ali dentro. Sortuda, né? Ela afirma que não se trata do batom da Revlon, mas a informação de qual seria ele realmente, ela jura que levará para o túmulo.
Por fim, eu que comecei com uma mera curiosidade, terminei a pesquisa obcecada. Queria ao menos experimentar o candidato mais forte. Pra minha tristeza, atualmente é quase impossível encontrá-lo. Não descobri se a Revlon aqui no Brasil descontinuou a sua venda mas não achei em nenhum site brasileiro. Como encontrei na Amazon Espanha, ele se tornará uma encomenda pra Lola e em algum momento teremos um post sobre ele aqui no blog. Enquanto isso, pesquisei algumas possíveis alternativas que podem ser – ou não – semelhantes ao batom misterioso.
1 – This Is Me, Essence – Cor 25
2 – Quem Disse Berenice – Coralice
3 – MAC – Runway Hit
4 – Batom Hidratante Payot – Rosa Queimado
5 – Batom Microplastia Eudora – Rose Delicado
Há ainda outras hipóteses por trás desse tão pequeno produto de maquiagem, mas que por ter sido usado por Audrey, tornou-se tão desejado. Tem quem diga que foi feito especialmente para ela, e tem quem diga que é de uma marca popular, “de rua”. Pelo visto, a origem realmente nós jamais saberemos, a não ser que Lisa Eldridge mude de ideia e resolva compartilhar. A maquiadora tem uma linha de maquiagem, e batizou um de seus batons com o nome Go Lightly (como não gosto muito de gloss, fiquei pensando que seria muito melhor se fosse na versão em bala).
Enquanto isso, eu que nem sou a maior fã de coral/pêssego/salmão, vou querer agora experimentar todos o que achar pela frente. Volto pra contar se achei.
Deixe um comentário